23 de março de 2009

A crueldade desportiva

As pessoas erram. Os árbitros - já todos sabemos - são pessoas, logo, também erram. Acontece. Foi a favor do Benfica, mas podia ter sido a favor do Sporting. Deixem lá o sr. Lucílio Baptista em paz, coitadinho, que até foi bastante humilde no pedido de desculpas. Fez-me confusão a entrevista, perdão, o interrogatório feito pela Maria João Ruela ao falível, perdão, humano, Lucílio Baptista. Foram mais de dez minutos a bater no ceguinho.

Eu percebo que a profissão de árbitro não seja fácil - as decisões tomadas no momento nem sempre são as correctas. E as consequências dessas decisões podem ser imensuráveis, especialmente numa final - como a da Taça da Liga. Mas está feito. Os árbitros são apenas pessoas que cometem erros no exercício da sua profissão - tal como milhares o fazem, diariamente, no nosso país. E nem preciso enumerar que, assim de repente, todos nos lembramos de pelo menos uma mão cheia de errantes.

Se nos concentrarmos apenas no universo do futebol, temos duas soluções: ou crucificamos publicamente todos que erram - árbitros, jogadores de futebol, treinadores, presidentes de clube, adeptos, mascotes e emplastros, porque não?! Ou assumimos que toda a gente erra e que mais vale salvaguardar a verdade desportiva, recorrendo às novas tecnologias. Eu sigo por esta via e assino a petição do Rui Santos. Porque, se há dúvidas, faça-se rewind e comprove-se!

3 comentários:

  1. Sou leoa, o primeiro impulso foi: ladrões!!! mas concordo contigo, Lucílio teve nível e esqueçamos o assunto. Tive a mesma "irritação" com a entrevista de ontem, às tantas ela falava de coisas surreais: mas existe então um ângulo que ninguém tem acesso? e o seu futuro depois disto? enfim ... tem sempre que haver sangue, suor e lágrimas!

    ResponderEliminar
  2. É exactamente essa a minha opinião. Por acaso sou benfiquista, mas reconheço - independentemente de preferência clubísticas - que, de facto, não era penalti. Mas já não há nada a fazer, resultou de uma decisão mal tomada. Fez-me espécie a entrevista. Às tantas o senhor a dizer "eu tenho família". Claro. E não deve ser fácil arcar com um erro desses, também para a familia. Enfim... é o pais em que vivemos. E tenho pena que ainda se dê tanta ênfase à chacina de árbitros em praça pública.

    ResponderEliminar
  3. eu fazia um abaixo-assinado pela lapidação do senhor rui santos. e já agora do nuno luz tb.

    há erros e erros. no teu trabalho se fazes uma asneira grande há consequências. no dele tb deveria.

    ResponderEliminar