9 de outubro de 2015

Todos os caminhos vão dar a... #2

O primeiro almoço em terras papais fez-se, como não podia deixar de ser, numa pizzeria. Escolhemos a Alice Pizza, onde as pizzas se pagam ao peso e estão sempre a sair do forno. Além de um aspecto que enche os olhos, nós enchemos a barriga porque as fatias são realmente boas! Pagámos cerca de 15€ por umas quantas fatias (o suficiente para sairmos a rebolar) e uma cola zero.



Uns metros à frente, pedimos a sobremesa: gelado! Pistácio e avelãs (mas entretanto já provámos de cheesecake, caramelo, macarron e chocolate negro... Qual deles o melhor!). Com a barriga cheia, fomos gastar energias para o outro lado do rio, no Castel Sant' Angelo (2a entrada gratuita do Roma Pass). E ainda bem que não pagámos porque, com excepção de um salão, um quarto e uma sala de biblioteca, pouco mais há para ver. O resto do percurso faz-se pelo exterior, a toda à volta, e pelo terraço, com vista privilegiada para o Vaticano (a poucos metros dali). 






Em vez de atravessarmos a Via della Conciliazione, que desemboca na Basílica de S. Pedro, decidimos voltar para a outra margem do rio Tevere e percorrer a pé alguns locais de referência. Adorámos a Piazza Navona, cheia de vida, com artistas performativos a animar as hostes. Homens-estátua, palhaços, pintores, equilibristas, uma senhora a fazer bolas de sabão gigantes (haverá termo para isto?)... De todas as piazzas, esta foi a nossa preferida!





O Panteão e a sua cúpula aberta também são qualquer coisa de tirar a respiração. Não há dúvidas de que os romanos sabiam "impressionar as miúdas" com monumentos vistosos...



O último grande monumento do dia foi a famosa Fontana di Trevi. Para nosso azar, a fonte está fechada para obras e sem água, logo, sem a espectacularidade que lhe é característica. Continua a ser bonita, claro, mas a água a correr dá-lhe outro encanto. Além disso, não pudemos lançar a moeda da praxe. Raios, já não vamos voltar a Roma! Também não iremos apaixonar-nos e muito menos casar nessa cidade, como diz a lenda... Malditas obras! :)



O dia terminou à mesa do Culinaria, um restaurante que descobrimos pelo Tripadvisor e que valeu bem o preço (não é barato, mas é maravilhoso!). Saltámos as entradas e comemos um primeiro prato (espargueti com gambas) e um segundo prato (pato com puré de cenoura). Para sobremesa, uma mousse de iogurte e uma sopa de menta com crumble de morangos e chocolate. Hummmmm (baba, muita baba). Infelizmente, a vontade de devorar os pratos era tão grande que me esqueci de os fotografar primeiro (DAH!). OK, o cansaço também ajudou... Afinal, num único dia, percorremos praticamente toda a zona antiga da cidade. UFA...

Sem comentários:

Enviar um comentário