8 de outubro de 2015

Todos os caminhos vão dar a... #1

Chegámos tarde no primeiro dia (ou dia zero, vá, porque não deu para nada). Fizémos check in num Bed&Breakfast simpático, exactamente como parecia nas fotografias. Amoroma Suite. E com uma boa localização, a poucos metros da estação Termini, onde confluem os principais transportes: comboio, autocarros e metro (linhas A e B - as únicas de Roma). Aprovadíssimo!




Saímos à procura de sítio para jantar e a cada 100 metros esbarrávamos numa pizzeria, trattoria ou ristorante. Incrível! Como ameaçava chover, apostámos na proximidade e escolhemos uma pastelaria que anunciava pizzas e pastas por 7€/ prato. Grande erro. Lá dentro, percebemos que a comida estava exposta, estilo buffet, e era depois aquecida no microondas. Decididamente, uma má escolha, mas não desmoralizámos... Com 4 dias pela frente, teríamos muito tempo para fazer escolhas melhores :)

Na manhã seguinte, fomos levantar o Roma Pass previamente comprado online (acesso ilimitado a todos os transportes públicos dentro da cidade e 2 entradas gratuitas em atracções turísticas - além de descontos em dezenas de outras). Usámos a primeira entrada gratuita no ex-libris italiano, the one and only: o Coliseu! Por termos o Roma Pass, fomos pelo corredor rápido e evitámos a enorme fila para entrar. Boa! Ainda assim, não nos livrámos da multidão de turistas no interior! Já para não falar das centenas de selfie sticks por toda a parte, dos quais temos de nos desviar constantemente. Deles e dos respectivos vendedores, que nos abordam minuto a minuto, sem exagero, por toda a cidade... Roma inteira está moldada ao turismo e isso é bastante evidente. Os italianos parecem uma minoria entre os milhares de turistas, de mapa e selfie stick na mão. Voltando ao Coliseu, defraudou as minhas expectativas... Mas isso deve-se apenas ao facto de eu ter enooooormes expectativas (por oposição a um não tão enooooorme Coliseu). A maior parte do monumento está vedada ao público, em obras de restauro, e o resto pareceu-me mais modesto do que imaginava. Talvez a minha mente tenha sido contaminada pela espectacularidade do cinema, admito. Ou talvez o maranhal de turistas lhe retirasse encanto. Ainda assim, é um monumento lindíssimo, carregado de História e que vale a pena visitar.




Depois do Coliseu, seguimos para o Palatino e Fórum Romano, logo ali ao lado (e incluídos no mesmo bilhete). Uma área enorme de ruínas romanas, onde é impossível não sentir que estamos a caminhar sobre História. De salientar a vista magnífica sobre Roma. Uma das melhores vistas de toda a cidade.







As nuvens negras que apareceram de repente (e que se vêem nalgumas fotografias) trouxeram 1h30 de chuva e trovoada, tempo durante o qual estivemos abrigados, à espera que o Verão regressasse. E regressou! Para acompanhar o resto da visita...
(Continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário