23 de julho de 2015

A gama MALM do IKEA

É a gama que escolhi para o meu quarto. Cama e mesas de cabeceira. Só não comprei também a cómoda porque não tinha espaço.
 
 

Ora, vem isto a propósito de quê? Surgiram hoje notícias de que as cómodas MALM são potencialmente perigosas. "Como assim, perigosas?", perguntam vocês. Têm dentes que mordem, espinhos que picam, gavetas que lançam gases venenosos? Nada disso. O alerta de perigo foi dado pela Comissão de Segurança do Consumidor dos EUA (CPSC), que recebeu várias queixas de ferimentos provocados pela queda destas cómodas, sendo que os acidentes mais graves resultaram na morte de duas crianças - um menino de 2 anos e um bebé com pouco mais de 1 ano. Estas duas mortes motivaram a CPSC a emitir um alerta a todos os consumidores que tenham cómodas MALM, aconselhando-os a afixarem esses móveis à parede (uma recomendação, de resto, escrita no manual de instruções do móvel).

O IKEA, reagindo prontamente a estas questões de segurança (como é habitual!), lamentou o sucedido (claro!), relembrou os consumidores que devem seguir à risca os manuais de instruções (quantos de nós o fazem?) e anunciou que oferece o material de afixação a quem já o tenha perdido. Quanto a retirar as cómodas de circulação, isso não está em causa, diz o IKEA, até porque as mesmas cumprem todas as normas de segurança (confere: a recomendação para afixação do móvel à parede, bem como o respectivo material para o efeito, vêm incluídos).



Sendo eu uma super fã do IKEA (deixo para outro post este meu fascínio/obsessão/paixão absoluta), estou particularmente atenta a estas notícias e acho que eles "não brincam em serviço" com questões de segurança. Os manuais de instruções contêm sempre todos os avisos necessários (como este, de afixar os móveis à parede) e eles retiram produtos de circulação sempre que há qualquer indício de perigo ou falha de segurança. Assim de repente, lembro-me de dois ou três produtos que andei a namorar e que, quando finalmente me decidi a comprá-los, já tinham sido descontinuados precisamente por essas razões.

Eu não sei o que os americanos põem nas suas cómodas, ou a força que as crianças de lá têm para conseguir fazer tombar uma cómoda destas. Claro que é possível, tanto é que aconteceu, mas eu conheço bem a gama e parece-me robusta o suficiente para inspirar confiança. Independentemente disso, da "confiança" que inspira, se eu tenho crianças em casa vou jogar pelo seguro e afixar TODOS os móveis à parede - quer isso venha mencionado no manual de instruções ou não. Certo?

Para quem tenha crianças em casa, para quem não tenha crianças em casa, para todos os que tenham cómodas MALM em casa (com crianças ou sem crianças)... Fica o alerta!

Sem comentários:

Enviar um comentário