12 de outubro de 2016

Massa Fresca

2016 ainda não acabou, mas apetece-me fazer uma retrospectiva! "Massa Fresca" é o que resume este meu ano, não só por ter sido o projecto a que me dediquei (quase em exclusivo) até há bem pouco tempo, mas também por se ter transformado numa empreitada profissional e pessoal tão gratificante quanto exigente.

Para quem não conhece, "Massa Fresca" conta a história da Maria e da família Elias. Foi uma série exibida pela TVI entre Abril e Setembro e é, neste momento, uma colecção de livros (o primeiro foi lançado no final de Julho e o terceiro está quase, quase a sair). Eu tive o privilégio de ser uma das pessoas envolvidas na escrita da série e dos livros. Foram vários meses de trabalho non-stop. Muitas noites de directas e fins-de-semana passados em frente ao computador... Uma rotina de trabalho maluca que me privou de vida social e que me obrigou a grandes malabarismos para conciliar trabalho e família. No olho do furacão, eu disse muitas vezes que não voltaria a aceitar um trabalho tão exigente, que me obrigasse a abdicar de tempo de qualidade com o meu filho. Agora, olhando para trás, tenho muito orgulho no resultado final de toda a entrega. 100 episódios e 3 livros. Mais do que minutos televisivos ou páginas impressas, "Massa Fresca" é uma história bonita, despretensiosa, honesta, inspiradora.  E foi escrita - além de concretizada por actores e equipa técnica - com a maior generosidade e entrega. Sem outro interesse que não a vontade de fazer o melhor possível com o tempo - e orçamento - que nos era dado.

Ainda que a história não tenha continuação (apesar dos incansáveis pedidos dos fãs para uma segunda temporada), o que existiu, e existe através dos livros, é motivo de grande orgulho. "Massa Fresca" ficará para sempre no meu "currículo" como o projecto que me ensinou a ser criativa sob pressão (e com poucas horas de sono). Mais importante do que isso, ficará no meu coração como o projecto que me ensinou a confiar na vida. E agora... É tempo de me fazer à estrada, avançar e confiar. Porque a vida premeia sempre os corajosos! Não é o que dizem? ;)




* E, em breve, o livro nº 3. Fiquem atentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário