26 de outubro de 2016

Ah, o plástico!

Nos dias em que almoço mais tarde, aproveito para sintonizar o Dr. Oz, na SIC Mulher. Honestamente, nem sei por que o faço, já que fico sempre com uma sensação de angústia e de "estou a fazer tudo mal" que me consome os nervos.


As constatações do Dr. Oz, da sua equipa e dos especialistas convidados, sobre os mais variados temas respeitantes à saúde, são inquietantes. No episódio de hoje (que, apesar de ser uma repetição, eu nunca tinha visto), descobri que estamos todos a contaminar-nos com plástico. Até no sal de cozinha foram encontradas partículas de plástico, acreditam? É um abre-olhos incrível. E nem deveria ser preciso ouvi-lo para o sabermos: estamos rodeados de plástico, é um facto! Tupperwares (e seus parentes próximos), película aderente, louça de plástico, sacos do lixo, brinquedos... O nosso amigo Bisfenol A, mais conhecido por BPA (até parece nome de banco), está em toda a parte.

Depois de nos alarmar com a triste realidade, o querido Dr. Oz sugere uma purga de plástico, para eliminarmos o BPA das nossas vidas durante 21 dias e, idealmente, para toda a eternidade. Como eu não sou de extremismos, e os tupperwares dão um jeitaço do caraças, começo por pequenos gestos que - acredito - já farão alguma diferença: 1) Não voltar a aquecer recipientes de plástico no microondas, ever again. 2) Livrar-me das garrafas de plástico que deveriam ser descartáveis, mas que eu vou enchendo com água e que tenho sempre na mochila do João. Isso implica comprar uma garrafa reutilizável e BPA-free, asap.

Claro que há muitas outras atitudes a tomar, mas temos de começar por algum lado. E isto sou eu a falar, claro, porque para muita gente deve ser extremamente difícil saber por onde começar. "Lábios? Biceps? Rabiosque? Oh Dr. Oz, desculpe lá, mas tenho mesmo de me livrar do plástico todo?!" ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário