20 de outubro de 2016

Hidratos sim, açúcar não!

Esta máxima não vale só para os pequenos-almoços, mas é especialmente importante na primeira refeição da manhã. Porquê? Porque é nessa refeição que tendemos a comer mais hidratos açucarados, sob a forma de cereais ou granolas. Quem gosta disso, como eu, de certeza que consegue dizer de cabeça duas ou três marcas de cereais que adore (o meu TOP 3: os clássicos Chocapic, nhamiii; os Cuetara Flakes, aqueles cereais que têm um monstro na embalagem e que são basicamente bolachas recheadas de cereais, duplo nhamiiii; e os mais recentes da Lion, o combo perfeito entre chocolate e caramelo). Quanto a granolas, gosto de quase todas, sobretudo se incluírem frutos secos como nozes e avelãs. E quanto mais docinhas melhor, of course!


Ora, é aqui que reside o problema. À excepção dos cereais desenxabidos como os Corn Flakes ou os Wetabix (que eu não aprecio), quase todos os cereais têm quantidades pornográficas de açúcar... Mas isto já toda a gente sabe, certo? O que é enganador (eu, pelo menos, caía que nem uma patinha) é dizerem-nos que a granola "x" ou "y" é saudável por ser adoçada com mel ou xarope de agave. Este factor, por si só, deveria desculpar as mais de 10, 15 ou até 20 gramas de açúcar por cada 100gr, inscritas no rótulo da embalagem. Mas não! A minha nutricionista diz que é a quantidade de açúcar que devemos considerar e não apenas (ainda que também seja importante) a sua forma (e já se sabe que o açúcar assume muitas formas, é um dissimulado!). Passo a explicar...

Segundo a minha nutricionista, o mais importante são os números escarrapachados no rótulo. O açúcar nunca pode exceder os dois dígitos por cada 100gr, para que se possa considerar o produto "x" ou "y" como saudável (do ponto de vista do açúcar - deixemos, para já, as batalhas da gordura ou do sal). Assim sendo, no que ao açúcar diz respeito, o número a ter em mente (anotem isto, minhas senhoras, porque eu já anotei!) é de 6gr por cada 100gr. É um número fácil de reter, mas o difícil mesmo é encontrar uns cereais ou uma granola que estejam dentro da bitola.

Depois da bomba largada pela nutricionista, lá fui eu, sem grande esperança, à secção de cereais e granolas do hipermercado (reparem que escolhi uma grande superfície precisamente para ter mais hipóteses de escolha), na tentativa de encontrar a opção perfeita para ao meu pequeno-almoço. Se tivesse frutos secos, tanto melhor! Mas o importante era o número mágico na parte detrás da embalagem. Foquei-me primeiro nas que diziam "saudável", "fitness", "adoçada apenas com...", etc. etc. Ao virar a embalagem para ver o rótulo, rapidamente excluí umas dezenas para passar a ficar com apenas duas na mão. Por coincidência, era a mesma marca em duas variedades (Frutos Vermelhos e Chocolate e Avelãs), ambas adoçadas com Stevia.


Comprei a variedade Chocolate e Avelãs (frutos secos, always) e já experimentei da forma que mais gosto: misturado com iogurte grego (natural e magro, claro está - falamos disso na temática "gordura", ok?). São crunchy, como promete a embalagem, e continuam a ser docinhos, como se quer. Um match perfeito, portanto. E eu recuperei a minha fé na crença de que é possível comer saudável, mas ainda assim com sabor (e prazer!).

Sem comentários:

Enviar um comentário