17 de outubro de 2016

A brilhante campanha de marketing do Lidl

 

A Lidl Shop é assim qualquer coisa de espectacular (e parabéns à cabecinha de génio que teve a ideia!). Para quem ainda não viu, ou não sabe do que se trata, o Lidl oferece miniaturas dos seus produtos (cutchi-cutchi-coisa-mais-fofa) a partir de 15€ de compras. Pacotes de leite, iogurtes, peças de fruta, detergentes, sumos, queijos... Basicamente, são miniaturas em plástico que se podem coleccionar para abastecer e rechear uma loja de produtos "a fingir". Tudo em ponto pequeno, a imitar os produtos em tamanho real que se podem encontrar no Lidl. Uma delícia! Falo por mim, que fico derretida com cada uma das miniaturas que vejo, e pelo meu filho, que adora brincar às compras a fingir (e até dorme com os produtos de mercearia debaixo da almofada).

Este fim-de-semana o Lidl fez uma promoção - por cada 15€ de compras, em vez de um produto da Lidl Shop, ofereciam dois produtos. E era ver toda a gente pelos corredores a fazer contas de cabeça, para tentar atingir os 15€ e receber dois "bonequinhos" (como chamavam às miniaturas). Avós que queriam presentear os netos, pais (como eu!) que queriam fazer as delícias dos filhos ou apenas consumidores curiosos, que não escondiam achar piada aos mini produtos. Daquilo que vi, graúdos e miúdos ficam encantados pela possibilidade de brincar às lojinhas. E tudo isto ganha uma dimensão ainda mais espectacular com a panóplia de outros produtos em miniatura postos à venda: carrinhos de supermercado, cestos de compras, máquinas registadoras, balanças... Enfim, tudo quanto seja preciso para pôr a loja (e a imaginação) a funcionar!



Eu não sei se o resultado desta campanha pode ser medido com exactidão (quantos novos clientes atraiu, se houve mais dinheiro a entrar, etc.), mas - a julgar pelo que tenho visto - não tenho a menor dúvida de que está a ser um enorme sucesso. Com certeza que há mais pessoas (eu incluída) a fazer compras no Lidl só para ganhar um bonequinho. E com certeza que há quem tente atingir o patamar dos 15€ (ou dos 30€ e por aí fora) só para aumentar a colecção de miniaturas. Mesmo que não seja para usufruto próprio, mas para oferecer (e sim, eu peço a toda a gente que faz compras no Lidl e que não tem filhos para me ceder bondosamente as suas miniaturas :)).

Bom bom seria que depois de 20 de Novembro, quando termina esta campanha, o Lidl resolvesse colocar todas as miniaturas à venda, para que os mini lojistas desta vida pudessem completar a colecção ou, quiçá, reforçar o stock. Toda a gente sabe que convém ter a despensa bem recheada para a eventualidade de uma catástrofe. Certo?

Agradecida, Lidl.

Sem comentários:

Enviar um comentário