17 de junho de 2015

Raspa, raspa, raspa...

Créditos da imagem: keepcalm-o-matic.co.uk

Todas as semanas gasto 4 euros em raspadinhas. Compro sempre as mesmas, as do Pé-de-Meia. São as tais que nos podem dar um "ordenado" durante alguns anos. E que bom seria! Dinheirinho limpo, todos os meses a cair na conta, sem precisarmos de mexer um dedo. Bom, na verdade, se há coisa que precisamos mexer são os dedinhos, porque a coisa não se raspa sozinha...

Semana após semana, fico mais pobre 4 euros. Muito raramente lá me sai um ou dois euros, só para manter acesa a esperança. E os senhores da Santa Casa são exímios em manter acesa a esperança. Que prazer distorcido é que eles têm em colocar os símbolos que nos podem dar prémio aos pares, sendo que precisamos de um trio? Se ao menos os símbolos nem aparecessem, ou viessem sozinhos, mas não... Vêm sempre dois, quando nós precisamos é de três! Ahhhh, que nervos!!!

As raspadinhas são, no fundo, uma preparação para a vida. Ensinam-nos a morrer na praia e dão-nos estofo para lidar com isso. Levam-nos da esperança absoluta ao completo fracasso em fracções de segundo. E não adianta raspar com diferentes moedas, com as chaves do carro ou mesmo com o crucifixo de ouro que nos ofereceram no baptizado. Superstições à parte, as raspadinhas estão feitas para nos encherem de nervos, não de dinheiro. Eu, pelo menos, não conheço ninguém que tenha enriquecido com raspadinhas. Já ouvi histórias, da prima, da amiga, do cão, do gato... Mas ver, ver, nunca vi!

Posto isto, porque é que não me invisto antes no Euromilhões? Porque não é a mesma coisa. O talão tirado pela máquina não nos deixa ansiosos para lhe deitar a mão em cima. Para pegar na primeira moeda e raspar sofregamente, na esperança de que seja desta. Por muito que nos deixe os nervos em franja, há que reconhecer um certo encanto em todo o processo: a respiração em suspenso a cada centímetro raspado, o deslizar frenético da moeda, as aparas de tinta de chumbo espalhadas por todo o lado... (suspiro)

Só de falar nisto, já estou cheia de vontade de ir ali à Casa Campião. "São duas Pé-de-Meia, se faz favor. MAS COM PRÉMIO!"

Sem comentários:

Enviar um comentário