8 de setembro de 2015

O futuro de Mariam Malak



No início desta semana foram divulgadas as listas de acesso ao ensino superior. Milhares de jovens souberam, finalmente, se os seus esforços dos últimos anos compensaram. Se conseguiram entrar para o curso de sonho ou para a universidade que tanto queriam. No caso dos candidatos a medicina - já se sabe - as colocações são ainda mais enervantes porque basta uma variação mínima da média (ainda que brilhante) para que se morra à beira da praia. É ingrato. É injusto. É a vida.

Mas depois há notícias como esta. Uma aluna brilhante, por mérito próprio, vê o seu futuro ameaçado pelo simples facto de viver no país errado - um país onde a fraude descarada passa impune. Alguém acredita que a Mariam, habituada a notas geniais, tenha zero a TODOS os sete exames que fez? Basta olhar para a imagem da miúda, lavada em lágrimas, para se perceber que é um caso inegável de corrupção. Outro jovem, de famílias influentes ou com muito mais dinheiro que Mariam, conseguiu entrar para medicina sem ter feito rigorosamente nada por isso, apenas à boleia da podridão do sistema.

Foi criada uma página de Facebook de apoio à Mariam, mas isso vale o que vale se não for feita justiça. E eu espero mesmo que a justiça se faça (talvez a atenção mediática internacional ajude). Porque cada dia que passa é um dia a menos no futuro de Mariam. Um futuro para o qual me parece claro que ela lutou bastante.

Sem comentários:

Enviar um comentário