4 de setembro de 2015

É para o lado que durmo melhor!

E qual é exactamente esse lado? Pode parecer uma pergunta estúpida, mas dei por mim a pensar nisso ontem à noite, enquanto me deitava, e - afinal - pesquisas altamente aprofundadas na internet (cof cof) mostram que SIM, é verdade, devemos ter em máxima consideração este assunto das posições para dormir. E porquê? Sabiam que é possível aferir a nossa personalidade com base na posição em que dormimos? Yep! E sabiam que há autênticos kamasutras de posições para dormir? Ah ah! E aposto que não sabiam - nem sabem - que a forma como dormem é importantíssima para o vosso bem-estar físico e mental! Ok, esta talvez saibam. Mas nunca é demais relembrar conhecimentos. E hoje, sexta-feira, parece-me um excelente dia para falar de sono. O assunto é tão denso que vou reparti-lo em vários posts. Comecemos pelos certos e errados das posições para dormir.

Dormir de barriga para cima

Não é uma posição espectacular, mas também não é má de todo! OK, é óptima para quando comemos demais ao jantar, mas causa tensão na coluna e, além disso, é uma posição propícia ao ressonar. Queremos mesmo fazer essa figura a dormir? Não, pois não? Bem me parecia... Se, ainda assim, gostamos mesmo, mesmo, de dormir a mirar o tecto (ou as estrelas), podemos e devemos adoptar algumas práticas para melhorar esta posição: escolher um travesseiro baixinho para evitar tensão na zona cervical e colocar uma almofada debaixo dos joelhos, para aliviar a tensão na zona lombar. Estamos entendidos? Next.

Dormir de barriga para baixo

Nada mais errado! É a posição do demo. É ainda pior do que dormir de barriga para cima. Tem todas as contra-indicações dessa posição, com o acréscimo de o pescoço estar completamente torcido. Como não podemos ficar com o pescoço direito (ao que parece, precisamos de respirar), viramo-lo para o lado, num ângulo de noventa graus, o que traz contracturas e problemas musculares, lombares, cervicais (you name it!). Chatices que nunca mais acabam. Alô adeptos desta posição, ainda aí estão ou já correram para o ortopedista?

Dormir de lado

Certíssimo! Considerada pelos especialistas a posição mais adequada para dormir e aquela que proporciona mais descanso. Se viramos para o lado esquerdo ou para o direito, isso já são pormenores (excepto quando queremos fazer conchinha e o namorado só fica confortável num determinado lado!). O que não podemos descurar é o alinhamento da coluna, que deve estar o mais direita possível (e isso não significa que seja em linha recta, já que a coluna tem ligeiras curvas naturais e devemos respeitá-las). Então e como é que conseguimos alinhar a coluna correctamente? Com um fio de prumo? Com um nível daqueles que se usam nas obras? Nada disso. Com uma boa almofada e um bom colchão. A almofada deve ter a altura do ombro, para que a cabeça não fique inclinada, e o colchão deve moldar-se ao nosso corpo, para que a coluna não esteja em tensão. Ideal, ideal é ficarmos com a cabeça e os pés à altura do coração (uma almofada extra entre os joelhos ajuda)."Ah, e tal, eu gosto das almofadas tipo arranha-céus". Ou "o meu colchão é espectacular, já o tenho há 30 anos!" Não me parecem boas práticas, mas - lá está - cada um sabe de si.

Quanto a mim, descobri que faço "quase" tudo bem. Durmo de lado - check! Às vezes para o direito, outras vezes para o esquerdo - who cares? O meu colchão é daqueles super recomendados do IKEA, que comprei há coisa de 3 anos - good! Só não ponho nenhuma almofada entre os joelhos - zero points! E, confesso, a minha almofada é alta demais - wrong! Mas já descobri os do's e don'ts das posições para dormir, portanto vou tentar melhorar. Palavra de escuteira.

Com desenhos é mais fácil!

Sem comentários:

Enviar um comentário