26 de maio de 2015

A dieta PronoKal


Créditos da imagem: www.pronokal.com

"Se não gostarmos de nós, quem gostará?" ou "A principal mudança começa dentro de nós" são duas frases que ilustram a ideia de que, para mudarmos verdadeiramente, temos de começar por nós . E foi isso que fiz, há pouco mais de um mês, quando decidi iniciar a dieta PronoKal. Devo dizer que já tinha feito essa dieta há 3 anos e com excelentes resultados. Na altura, passei de 69 para 54 kg (uns respeitosos 15 kg) em 2 meses. "Ah, e tal, mas se resultou não deverias ter mantido o peso?!". Deveria, sim senhor. Mas meteu-se uma gravidez pelo meio e já se sabe que é a desgraça. Engordei quase 20 kg e, por incrível que pareça, não voltei ao normal - qual Heidi Klum - apenas por estar a amamentar. Amamentei durante 6 meses, mas ao invés de perder peso cheguei mesmo a engordar uns 2 ou 3 kg depois do parto. Um fenómeno, portanto.

Vai daí que, por altura do 1.º aniversário do meu filho, decidi que estava mais do que na hora de cuidar de mim (e as mães percebem!). Comecei a dieta no dia 22 de Abril e até ao momento já perdi 6 kg. Como? Cumprindo rigorosamente os princípios da dieta, que enumero resumidamente em baixo.

  1. É uma dieta à base de proteínas, que funciona com substitutos de refeição proteicos (além de haver uma enorme variedade de produtos, alguns deles são realmente bons). É importante saber que os produtos não são baratos e o investimento inicial é o que dói mais - à volta de 500€ só para os primeiros 15 dias (autch!). Depois, à medida que vamos introduzindo comida e precisando de menos produtos, o valor baixa um pouco. Mesmo assim, no geral, é uma dieta que não cabe em todos os bolsos.
  2. Um detalhe muito importante - que me fez optar por esta dieta e não por outra - é o facto de serem obrigatórias as consultas regulares num nutricionista. Todos os produtos têm de ser prescritos pelo médico, que nos receita também suplementos (vitaminas, sódio, potássio, ómega 3, etc.) e vai pedindo exames médicos para monitorar o nosso estado geral de saúde.
  3. A dieta faz-se ao longo de 3 etapas: activa, de reeducação alimentar e de manutenção de peso.
  4. Na etapa activa podemos perder até 80% do peso estipulado, por isso a duração varia conforme o peso que queremos perder. No meu caso, serão 6 semanas (falta-me uma para completar o nível). Dentro desta etapa, convém saber que a dieta vai mudando. Começamos por comer apenas produtos PronoKal (os chamados pacotes), seis vezes ao dia (pequeno-almoço, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia), sendo que temos obrigatoriamente de acompanhar o pacote do almoço e do jantar com vegetais (dentro de uma lista de vegetais autorizados, claro!). Esta é a fase 1 e a sua duração depende, mais uma vez, do peso a perder. Normalmente, pode durar entre 5 a 20 dias. A minha nutricionista prescreveu-me 15 dias. Na fase seguinte, a fase 2a,  já introduzimos uma refeição "normal" de proteína ao almoço ou ao jantar (dentro da lista de carnes e peixes/mariscos autorizados). Deixamos cair um pacote, mas tudo o resto mantém-se. A fase 2a, no meu caso, durou também 15 dias. Finalmente, dentro desta etapa, chegamos à fase 2b, onde nos é permitido introduzir proteínas ao almoço e ao jantar. Yupi! Dos 15 dias que me foram recomendados nesta fase, estou a uma semana de terminar. E cada vez mais perto dos hidratos de carbono, dos lacticínios, da fruta... E as saudades que tenho de comer cerejas?!
  5. Na etapa de reeducação alimentar (composta por inúmeras fases), começamos a introduzir o pequeno-almoço (com restrição de alimentos, sempre). Apesar de já entrar aqui a fruta, as cerejas ainda não estão autorizadas! :( Mas aos poucos vão-se fazendo conquistas, introduzindo mais e mais alimentos, de forma faseada, até perdermos os restantes 20% do peso desejado. Quando isso acontecer, estamos prontos para a última etapa - o regresso a uma normalidade mais saudável.
  6.  A manutenção do peso, apesar de parecer pouco importante quando já se alcançou o peso ideal, é uma etapa importantíssima. Se continuarmos fiéis aos princípios da dieta, com consultas regulares (embora muito mais espaçadas) no nutricionista, vamos com certeza manter o peso certo. Eu sei porque o mantive durante 1 ano e alguns meses, até engravidar.

Créditos da imagem: www.pinzon17.com.br

Créditos da imagem: www.revistafeminity.com

Escusado será dizer que refrigerantes, chocolates, doces, açúcares estão banidos, certo? Outra regra transversal a qualquer dieta: beber água, muita água. Além de hidratar, ainda nos ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Chá caseiro também não faz mal nenhum, embora se deva dar preferência às infusões "puras" (como camomila, cidreira, lúcia-lima, etc.), em vez de misturas frutadas ou açucaradas. Se quisermos um gostinho mais doce no nosso chá, podemos usar adoçante à base de aspartame ou sucralose - sempre com moderação, obviamente.

Faz hoje 1 mês e 4 dias que estou em dieta. Acho que já passei as fases piores - embora haja dias mais difíceis do que outros (basta passar à frente de uma banca de cerejas ou sentir o cheirinho de pão quente para que o mundo se torne subitamente num lugar horrível!) - mas estou optimista e muito orgulhosa do que já consegui. Embora mais pobre (posso dizer que já gastei para cima de 1000€), não há preço que compre a auto-estima. E a saúde. Porque estarmos no peso certo e fazermos boas opções alimentares é, sobretudo, uma questão de saúde. 

Sem comentários:

Enviar um comentário