14 de outubro de 2015

Todos os caminhos vão dar a... #4

Ainda sobre Roma, algumas constatações.

Constatação n.°1: os italianos topam-se a léguas. É mesmo verdade o que dizem da elegância italiana na postura e no vestir. Os homens (quase todos, juro!) usam fato completo ou calças com blazer e não dispensam a pasta de pele estilo executivo (nunca vi tamanha concentração dessas pastas por m2). Já as mulheres adoram casacos de pele estilo motard, assim como casacos em geral. Sempre bem conjugados, com estilos formais ou descontraídos... Autênticas fashionistas, sem dúvida! (Apesar de estarem 23°C, os italianos - ao contrário dos turistas - estavam já em modo meia estação.)

Constatação n.°2: todos os vendedores de rua, assim como os vendedores dos mini markets espalhados pela cidade, são indianos. To-dos.

Constatação n.°3: os transportes públicos deixam muito a desejar... A rede de metro não cobre pontos essenciais, no centro da cidade, e o interior do metro é sujo e impróprio para quem sofre de claustrofobia. Os poucos autocarros que circulam pelo centro vão sempre apinhados de gente (mais ou menos como os autocarros da Carris em dia de greve de metro).

Constatação n.°4: é preciso escolher muito bem (muito bem mesmo) os sítios onde se come. As pizzas frescas (acabadas de fazer) e as pastas caseiras não são a regra, mas sim a excepção. Falo pela minha experiência gastronómica. Dos quatro ou cinco restaurantes de "comida italiana" onde fui (sem contar com os restaurantes de hambúrgueres e sandes), só num deles comi pasta verdadeiramente caseira (e deliciosa!). Noutro comi um gnocchi razoável (ainda que a minha apreciação seja suspeita, porque não sou grande fã). E o prato que mais me surpreendeu pela negativa foi um risotto com aspecto (e sabor) de arroz de polvo. Sendo que não tinha polvo nem outro tipo de peixe, era apenas arroz e cebola roxa (sem queijo)... Estranho!

Constatação n.°5: não adorei a cidade. Desconfio que iria/irei gostar muito mais de Milão, Veneza ou Florença. Terei de averiguar este facto muito em breve...

Sem comentários:

Enviar um comentário